domingo, 25 de julho de 2010

Novo Bugatti Veyron SS bate recorde de velocidade

Para quem não sabe, a Bugatti (marca do grupo VW) já deteve o recorde mundial de velocidade máxima atingida por um carro de venda ao público. Alias, o famoso Cristiano Ronaldo está na lista de espera para obter um Bugatti Veyron. Essa versão possuía nada mais do que 1001cv de potência provenientes de um motor 8 litros, 16 cilindros, 4 turbocompressores, o que é tudo cerca de 4 vezes mais do que um motor "normal". Para arrefecer o motor, existem 10 radiadores com capacidade de 40 litros de água! (um carro "normal" possui 1 radiador de 2 litros). Resumindo, essa versão bateu o recorde mundial de velocidade de ponta fixado em 408Km/h.
Pois bem, a Bugatti pelos vistos não ficou satisfeita e criou a versão denominada Veyron SS (Super Sport). Nesta versão, a grande diferença em relação ao modelo anterior é que aumentaram o tamanho dos 4 turbos e dos intercoolers para conseguir debitar a inigualável potência de 1200cv! A aceleração dos 0 aos 100Km/h é de 2.5 segundos.


Para quem já está a pensar comprar uma máquina destas, sugiro a que pense bem, pois se o modelo anterior já custava 1 milhão de euros sem impostos, poderei ponderar que esta versão com impostos atinja facilmente os 2 milhões de euros! Se esses números ainda não chegam, posso sempre referir que não vai conseguir andar mais de 10 minutos seguidos a mais de 400km/h, pois os pneus só aguentam 15 minutos a essa velocidade e o depósito de 100litros acaba ao fim de 10 minutos.
Para os ambientalistas, fazendo as contas são 10 l/minuto (mais de 140l/100km).
Para os economistas, e já que estamos em crise, são cerca de 150 euros a cada 10 minutos, já para não falar dos pneus e das multas que irão ter a casa...
Concluindo, este carro é fabuloso e uma obra prima de engenharia. Mas se pensa comprar um carro desses para andar a velocidade máxima, pense duas vezes pois acabará por andar mais tempo nas bombas de gasolina do que propriamente a conduzir o carro.

Sem comentários:

Enviar um comentário